Um blog divertido para pessoas divertidas e com disposição para se divertir...

Segunda-feira, 01 de Junho de 2009

Às vezes, há pequenas coisas que parecem óbvias, mas que podem não o ser. Um destes dias pediram-me para ver o que se passava com um MacBook que, por algum motivo, parecia não querer funcionar com um projector de vídeo. Para espanto dos presentes, bastou-me ligar o cabo ao computador para que tudo funcionasse como esperado!

 

 

Normalmente, para utilizar um monitor externo ou um projector de vídeo com qualquer Mac, basta ligar o cabo ao computador. Dito desta forma, parece simples, e assim é efectivamente. Mas pode ocorrer em alguns casos que esta forma de descrever o procedimento não seja totalmente suficiente.

Na situação que descrevi acima, o utilizador costumava ligar todos os cabos, com o MacBook já ligado (quem usa um MacBook diariamente só o desliga de longe a longe). Depois de todos os cabos ligados, pressionava o botão de ligar no projector. Resultado: na maior parte dos projectores, funcionava logo, sem problemas, mas houve um que se limitou a mostrar um logotipo referente à marca do projector, como se não estivesse a detectar o sinal de vídeo proveniente do computador.

O que fiz diferente, para que funcionasse? Liguei o projector antes de ligar o cabo de vídeo ao MacBook. Desta forma, o computador e o projector (ou monitor) comunicam entre si, permitindo ao Mac ajustar de forma automática as definições do sinal de vídeo (resolução, etc.) de acordo com as capacidades detectadas no dispositivo externo.

Uma outra possibilidade que também pode resolver este tipo de situações consiste em dar ao computador instruções explícitas para tentar detectar monitores, depois de ligados os respectivos cabos.

 

1. Aceda às Preferências do Sistema e seleccione o painel Ecrãs.

 

 

2. Clique no botão Detectar monitores.

 

 

Este procedimento permite, na maior parte dos casos, detectar as definições adequadas a cada monitor que esteja ligado ao sistema, como na situação acima descrita, eliminando a necessidade de voltar a desligar e re-ligar os cabos.

publicado por Abel Silva às 18:41

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


Últ. comentários
EM MIM FOI DIAGNOSTICADO LINFEDEMA AO 19 ANOS ,MAI...
Há dois anos tenho edema e dor na perna esq...
Tenho 43 anos e até hoje não havia tido tanta info...
Li comentário que foi feito sobre o linfedema e fi...
Só quero deixar um comentário positivo ao document...
arquivos
2009

2008

blogs SAPO


Universidade de Aveiro